Maquiagem com fator de proteção solar garante pele protegida?

Três mitos de beleza invernal e três soluções práticas.

Baixam as temperaturas no Brasil e surgem muitas dúvidas sobre cuidados com a pele. Afinal, no verão é simples: protetor solar é obrigatório. No inverno, no entanto, podemos ter a impressão de que a proteção é menos necessária, seja pelo frio ou pelos dias nublados — e aí surgem os grandes vilões de uma pele tranquila. Conheça os principais mitos de beleza desse período:

Maquiagem com fator de proteção solar garante pele protegida?

De acordo com a dermatologista Ariel Ostad, usar maquiagem com proteção solar não garante que a pele fica protegida, mesmo durante inverno. E o motivo é que a clássica recomendação de uma colher de sobremesa de protetor para todo o rosto continua válida: “maquiagem com SPF não protegerá a sua pele a não ser que você crie uma grande camada, então as pessoas têm uma falsa sensação de segurança”, contou em seu site.

Quem não sai de casa no inverno não precisa proteger a pele?

“O protetor solar é necessário em qualquer época do ano, inclusive em dias nublados, já que 80% da radiação ultrapassa as nuvens”, afirma o dermatologista Sergio Palma. Para entender melhor esse fato é só fazer as contas: 30 minutos sem protetor solar por dia, ao longo de um ano, somam cerca de 7.800 minutos de pele desprotegida. Por isso, por mais que os danos não sejam tão claros quanto de dias muito solares, é importante notar que a pele está sim reagindo ao sol.

Um protetor com SPF 90 protege mais que um de SPF 50?

Na verdade, um produto com FPS 80 não é melhor que um de FPS 50 se ele não protege contra dois tipos de raios: o UVA e o UVB. “Usar o filtro em quantidade suficiente e reaplicar nos períodos certos faz com que um fotoprotetor com FPS 60 funcione do mesmo jeito que um de FPS 90”, afirma o dermatologista David Azulay, do Rio de Janeiro. Anote também os ingredientes de um bom protetor: óxido de zinco, dióxido de titânio e mexoryl.

Fonte

SOBRE O AUTOR

Maquiagem Rio Preto

Maquiagem Rio Preto - Site: www.maquiagemriopreto.com.br - E-mail: maquiagemriopreto@maquiagemriopreto.com.br